
Funchal
Global Imagens
As condições meteorológicas impediram pelo terceiro dia consecutivo a saída do Funchal do navio "Lobo Marinho", que assegura a única ligação marítima entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
«A viagem não se realiza hoje por razões de segurança, devido à agitação marítima forte e ao vento, o que dificulta, particularmente, a atracagem no Porto Santo», disse à agência Lusa o administrador executivo da Porto Santo Line.
Sérgio Gonçalves adiantou que estava previsto o embarque às 08:00, no Funchal, de 130 passageiros com destino ao Porto Santo e no regresso, às 18:00, 152 pessoas.
O responsável esclareceu que a próxima viagem do "Lobo Marinho" está programada para quarta-feira, pois «terça-feira é o dia que o navio não faz a viagem durante o inverno», declarou Sérgio Gonçalves.
O arquipélago da Madeira continua de prevenção por causa da chuva e vento fortes, mas o alerta meteorológico desceu de vermelho para laranja ao final do dia de domingo, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia.
Na costa norte e sul, em Porto Santo e nas regiões montanhosas, o alerta é laranja com previsão de chuva, por vezes forte. São esperadas ainda, na costa marítima, ondas entre quatro e cinco metros e vento a rondar os 75 quilómetros por hora, subindo para 90 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.
Entretanto, a Capitania do Porto do Funchal cancelou o aviso de visibilidade má, mas recomenda a todas as embarcações que «tomem precauções no assegurar das respetivas condições de navegabilidade».