Uma pequena empresa de Chaves decidiu colocar no mercado o "mel do amor". Chama-se assim porque ao mel, são-lhe acrescentadas pétalas de rosa comestíveis. Uma mistura a pensar no Dia dos Namorados e em outras datas festivas.
Corpo do artigo
A empresa chama-se "Sapientia Romana", nome latino que significa sabedoria Romana. Segundo Ricardo Correia, dono da empresa que tem pouco mais de seis meses e, para já, apenas dois produtos no mercado.
«A nossa missão é utilizar o conhecimento romano, sobretudo ao nível dos ingredientes, dar-lhe um ar de inovação e requinte e apresentar produtos inovadores», explica. Até agora a empresa apenas comercializa dois produtos, o mel e o vinho, «dois produtos emblemáticos do universo romano».
Mas é o mel que mais diferencia a oferta. O primeiro produto foi o mel com ouro: «À medida que fomos investigando, vimos que existia uma grande presença associada ao ouro, daí o nosso primeiro produto ser mel com ouro».
Investigaram um pouco mais e chegaram à conclusão que os romanos admiravam muito as rosas, ao ponto de, acrescenta Ricardo Correia, «ao redor de Roma, destruíram os campos de cereais e mandaram plantar rosas». E lá apareceu o cúpido para misturar as pétalas de rosas com o mel da cidade romana Aquae Flaviae (Chaves).
Um enlace perfeito de acordo com Ricardo Correia. «Decidimos batizar este mel como "mel do amor", uma vez que utiliza duas poções mágicas ligadas ao amor no universo romano. O Mel absorve todo o aroma das pétalas biológicas desidratadas e confere-lhe um aroma muito particular. Além de deixar as pessoas apaixonadas, seja visto como uma manifestação de amor».
O "mel do amor" encontrar-se à venda em diversas lojas gourmet portuguesas e através da net em aquaeflaviae.pt.