
"Dias da Memória" de 17 a 19 de outubro na AR
Assembleia da República
No ano em que passam 100 anos sobre o início da I Guerra Mundial, a iniciativa Dias da Memória reúne recordações do confronto que levou 100 mil soldados portugueses à frente de batalha.
Durante três dias, de 17 a 19 de outubro, a Assembleia da República abre as portas a todos os cidadãos que queiram partilhar histórias de família, postais, cartas, objetos ou quaisquer registos que ajudem a perpetuar a memória da Grande Guerra. O resultado será digitalizado e ficará acessível ao Mundo através da Internet, nos sites europeana1914-1918.eu e http://portugal1914.org/. Para sempre.
Exemplo dessa recolha de memórias é o envolvimento do Liceu Camões que ainda hoje mantém no arquivo documentos históricos da época e que vai participar nos «Dias da Memória» com a presença de muitos alunos que, voluntariamente, vão estar a receber os portugueses que tenham memórias e queiram partilhá-las.
As memórias da I Guerra não se ficam pelo Liceu Camões. Rosarinho Rodrigues teve um familiar que esteve na Guerra durante oito meses e que nesse espaço de tempo escreveu 527 postais para a mãe. Esses postais são a única memória deste jovem tenente.
Alguns desses postais vão estar disponíveis para ser vistos na exposição "Portugal e a Grande Guerra". Uma exposição inaugurada dia 7 de Outubro às 18h30 e que explora os factos mais marcantes da participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918) e o impacto na vida política, social e artística em Portugal.