Mergulhadores da Guarda Civil encontraram hoje o corpo de um membro espanhol da tripulação do pesqueiro português Santa Ana, que naufragou perto de Avilés, nas Astúrias.
Corpo do artigo
A Guarda Civil e o Centro de Salvamento Marítimo espanhol confirmam à TSF que já foi encontrado e retirado do navio um dos seistripulantes desaparecidos no naufrágio do Santa Ana, esta segunda-feira.
As autoridades já identificaram o corpo, trata-se de um pescador espanhol, que agora será trasladado para Oviedo.
As operações de busca e salvamento vão continuar durante a tarde.
O naufrágio do pesqueiro Santa Ana na madrugada de segunda-feira causou dois mortos, um português e um espanhol, com os outros seis tripulantes desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios).
Desde cerca das 13:00 locais (12:00 em Lisboa) equipas de mergulhadores especializados da Guarda Civil espanhola têm vindo a trabalhar no interior do pesqueiro, depois de retirarem detritos e outros objetos que impediam o acesso.
As imersões estão a ser realizadas por equipas de mergulhadores especializados em espaços confinados e mergulho técnico, do Grupo de Especialistas em Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil, que atuam em pares.
O acesso ao navio, que naufragou na segunda-feira, tem sido dificultado durante toda a semana, devido ao estado do mar e também por causa da instabilidade da embarcação e pelos detritos, incluindo redes de pesca, que tornavam os mergulhos bastante perigosos.
Com 300 toneladas de peso, o Santa Ana, de 35 metros, naufragou na madrugada de segunda-feira depois de embarrancar num baixio da ilha de Erbosa, a meia milha de Cabo Peñas.