Metade dos europeus pode sofrer de alergia dentro de um a dois anos, diz especialista
Pedro Lopes da Mata explicou que as mudanças dos hábitos alimentares e a ausência de fatores de proteção são alguns dos motivos que tem levado ao aumento dos casos de alergia.
O alergologista Pedro Lopes da Mata acredita que metade dos europeus poderão vir a sofrer de alguma forma de alergia dentro de um a dois anos.
Este especialista do Instituto Clínico de Alergia explicou que atualmente um terço das crianças europeias já sofre de alergias e que existe uma tendência para o aumento do número de casos.
«As doenças alérgicas, no conjunto de todas as idades, são a quinta doença crónica mais vulgar em todo o mundo e a terceira doença crónica mais vulgar em pessoas com menos de 18 anos», explicou.
Pedro Lopes da Mata entende ainda que é difícil explicar com exatidão as razões do aumento das alergias, mas lembra que as mudanças dos hábitos alimentares são um dos motivos que tem levado ao aumento dos casos.
Este especialista recordou ainda que a ausência de fatores de proteção é outros dos fatores que explica este aumento, já que «antigamente vivíamos mais no exterior e tínhamos mais contacto com a infeção e talvez isso nos defendesse da alergia».