Mick Jagger serve de inspiração para nomear espécie com 19 milhões de anos
A espécie em causa, descoberta no Egito, recebeu o nome de Jaggermeryx naida tudo porque, a julgar pela explicação dada pelos paleontólogos, tem lábios que fazem lembrar o famoso cantor.
Corpo do artigo
O nome Jaggermeryx naida pode ser traduzido para algo como "Jagger ninfa de água" e, segundo os paleontólogos responsáveis pela descoberta, viveu há 19 milhões de anos em África. O fóssil foi encontrado numa zona do deserto egípcio que, naquele período, seria uma área de pântanos, como confirmam outros fósseis de peixes, tartarugas e alguns pássaros de água também encontrados no local.
Mas o que levou os cientistas a darem o nome de Jaggermeryx naida ao animal foi o focinho. Ellen Miller, paleontologista da Universidade Wake Forest e um dos elementos da equipa que fez a descoberta, confessa-se fã do cantor britânico.
Os investigadores queriam um nome que reconhecesse a característica única desta espécie: um focinho constituido por inúmeros nervos e lábios grandes, que claramente faziam lembrar os lábios do vocalista dos Rolling Stones. Estes lábios cheios de nervos, adianta a cientista, serviam provavelmente para procurar comida ao longo das margens do rio.
De acordo com os cientistas, o Jaggermeryx naida seria do mesmo tamanho de um veado, com um aspeto que seria uma mistura entre um hipopótamo magro e um porco com pernas altas.
Como lembra o jornal The Washington Post, os investigadores muitas vezes usam celebridades como fonte de inspiração para nomear novas espécies. Desta vez, adianta Ellen Miller, os colegas queriam usar o nome da atriz Angelina Jolie - também conhecida pelos seus famosos lábios - como fonte de inspiração. Mas Mick Jagger foi mais forte, diz Miller.