O lançamento do foguetão Proton-M com um satélite do Ministério da Defesa da Rússia a partir do cosmódromo Baiconur, no Cazaquistão, planeado para 31 de Agosto, foi adiado até ao esclarecimento das causas da avaria no lançamento do satélite Ekspress-AM4.
Corpo do artigo
«A preparação do lançamento do satélite da série "Kosmos" foi suspensa, porque ele devia ser posto em órbita com a ajuda do foguetão Biz-M, que falhou no lançamento do aparelho Ekspress-AM4», declarou uma fonte do cosmódromo à agência Interfax.
No passado dia 18, falhou o lançamento do mais potente e moderno satélite de comunicações russo "Ekspress-AM4". O aparelho não atingiu a órbita programada e perdeu-se no espaço.
Peritos russos, com a ajuda de cientistas americanos, conseguiram determinar a posição do satélite, mas desconhece-se se ele poderá ser ou não recuperado.
Esta falha constituiu um dos maiores fracassos da astronáutica russa, mas não foi a única nos últimos tempos. Em Dezembro do ano passado, a queda de três satélites do sistema GLONASS no Oceano Pacífico levou à demissão dos dirigentes da Agência Espacial da Rússia.