
Diane Disney e os pais
Direitos Reservados
Diane Disney, a única filha de Walt Disney que estava viva, morreu na terça-feira aos 79 anos na sua casa em Napa, a norte de São Francisco, informou o diário Los Angeles Times.
De acordo com o mesmo jornal, Diane Disney sofreu uma queda em setembro, da qual estava ainda a recuperar.
Nascida em Los Angeles, a filha mais velha de Walt e Lillian Disney casou com Ron Miller, que foi presidente executivo da Walt Disney Company entre 1980 e 1984. A irmã mais nova de Diane, Sharon, morreu em 1993.
Diane Disney dedicou-se à filantropia, à produção de vinho e desempenhou um papel fundamental na construção do auditório que tem o nome do seu pai, Walt Disney Concert Hall, e que é a "casa" da orquestra filarmónica de Los Angeles, doando 50 milhões de dólares para o projeto e defendendo a sua assinatura pelo arquiteto Frank Gehry.
«Diane será lembrada e deixará saudades a todos os que a conheciam», disse o atual presidente da Walt Disney Company, Robert Iger.
Em homenagem a Diane, «à sua generosidade e trabalho incansável para preservar o legado do pai», os parques da Disney e o estúdio da empresa em Burbank, nas imediações de Los Angeles, terão hoje as bandeiras a meia haste, informou a companhia.
«Enquanto filha de Walt Disney e uma das suas inspirações para a criação da Disneylândia, ela tem um lugar especial na história da Walt Disney Company», salientou Iger.
Walt Disney morreu em dezembro de 1966 aos 65 anos.