O príncipe holandês, Johan Friso, de 44 anos, morreu esta segunda-feira na sequência das complicações que resultaram de um acidente que sofreu quando esquiava em fevereiro de 2012.
Corpo do artigo
«O príncipe Friso morreu após complicações que surgiram devido aos danos provocados no cérebro pela falta de oxigénio no momento do seu acidente de esqui a 17 de fevereiro em Lech», uma estância turística na região oeste da Áustria, indicou um comunicado do serviço de imprensa da família real holandesa.
Em fevereiro do ano passado, o príncipe Friso, segundo filho da rainha Beatriz da Holanda, que abdicou do trono em abril passado a favor do seu primogénito, foi apanhado por uma avalancha na Áustria.
Na altura, Johan Friso foi transportado de helicóptero para o hospital universitário de Innsbruck depois de ter estado soterrado cerca de 20 minutos.
«Devido ao tempo passado sob a neve, o cérebro não recebeu oxigénio suficiente», explicou então Wolfgang Koller, responsável da unidade de cuidados traumatológicos do hospital.
«Tornou-se claro que a falta de oxigénio provocou danos maciços no cérebro do paciente», acrescentou o médico, na mesma ocasião.
O príncipe Johan Friso, de 44 anos, casou-se em 2004 com Mabel Wisse Smit. Pai de duas raparigas, Luana e Zaria, vivia com a família em Londres.