O actor António Banha, 70 anos, foi encontrado morto no sábado de manhã, na sua residência em Lisboa, disse este domingo à Lusa um amigo.
Corpo do artigo
Segundo o escritor Luís Jordão, o alarme foi dado por um amigo «que há muito não sabia dele, os bombeiros foram lá a casa e encontraram-no morto».
O actor integrou o elenco do Teatro Nacional e participou em várias séries televisivas e filmes nacionais.
«A porta foi arrombada e encontrou-se o corpo caído no chão que entretanto seguiu para o Instituto de Medicina Legal de Lisboa». que confirmou à Lusa a entrada do corpo do actor no sábado de manhã.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, António Banha terminou o Curso de Formação de Actores no Conservatório Nacional, com a peça "Jardim Zoológico", de Edward Albee, em 1966.
Integrou de seguida a companhia dirigida por Francisco Ribeiro, na peça "A Cidade Não é Para Mim", de Afonso Paso, fazendo uma digressão por todo o país.
Fez estágios em Paris e Londres. De regresso a Portugal fundou, com outros actores, o Teatro de Animação de Setúbal e integrou a Companhia do Teatro Nacional D. Maria II em 1978.
Fez parte dos elencos de "D. João", de Molière, encenada por Jean-Marie Villégier, levada à cena no Théâtre de L'Europe, no Odéon, "Ricardo II", de Shakespeare, no Théâtre National de Paris, e "Amor de Perdição", na Companhia de Teatro de Sintra.
Entre outros, participou nos filmes "Amor e Dedinhos de Pé", de Luís Filipe Rocha, e "Le Canon de Junot", de Michèlle Wyn.