Não estava reconhecido pelo Livro dos Recordes como sendo o homem mais velho do mundo, mas as autoridades bolivianas dizem existir registos oficiais que provam que Carmelo Flores Laura nasceu a 16 de julho de 1891.
Corpo do artigo
Carmelo Flores Laura, um homem mais velho do mundo para as autoridades bolivianas, morreu, esta terça-feira, a pouco dias de fazer 124 anos de idade.
Este boliviano não estava reconhecido pelo Livro dos Recordes, mas as autoridades bolivianas dizem existir registos oficiais que provam que Carmelo Laura nasceu a 16 de julho de 1891.
Este índio aimará, considerado como «tesouro vivo da humanidade» pelo governo de Evo Morales, viveu sempre na sua aldeia natal a quatro mil metros de altura.
A sua dieta era parecida à de outros índios e era assente em grãos de quinoa, cevada, batata, feijão e água da montanha a que se juntava o mascar de folhas de coca.
Os familiares dizem que aliviava a dor da artrite e de outras doenças com fricções de uma mezinha caseira feita à base de três cobras conservadas num frasco com álcool.
Internado pela primeira vez há ano num hospital com problemas respiratórios, a saúde de Carmelo Laura começou então a deteriorar-se com múltiplos problemas ligados à idade avançada.