Sir Nicholas Winton morreu esta quarta-feira, aos 106 anos. Considerado o "Schindler britânico", salvou 669 crianças de Praga para Londres em 1939 antes de serem enviadas para campos de concentração.
Corpo do artigo
O Rotary Club da cidade de Maidenhead anunciou a morte de Sir Nicholas Winton neste dia 1 de julho, o mesmo dia em que há 76 anos partia de Praga para Londres um comboio com o maior número de crianças resgatadas (241). No total, Sir Nicholas Winton salvaria 669 crianças checas e eslovacas, a maioria de origem judaica, de serem enviadas para campos de concentração nazis.
"O mundo perdeu um grande homem. Nunca devemos esquecer a humanidade de Sir Nicholas Winton ao salvar tantas crianças do Holocausto", escreveu David Cameron, primeiro-ministro britânico, na sua conta do Twitter.
[twitter:616273195675590656]
Também o primeiro-ministro checo, Bohuslav Sobotka, escreveu no twitter: "Ele sempre será um símbolo de coragem, de profunda humanidade e incrível humildade".
[youtube:rQzqfsgftBo]
No final de 1938, o então jovem funcionário da Bolsa de Londres foi para Praga a convite de um amigo que trabalhava na embaixada britânica. Este amigo pediu-lhe ajuda quando parte da antiga Checoslováquia caiu nas mãos dos nazis e foram criados vários campos de concentração.
Nicholas Winton abriu um "escritório" num hotel de Praga e era ali que recebia pais judeus desesperados que queriam salvar os filhos. Uma tarefa complicada que incluia a obtenção de um visto para Inglaterra, encontrar uma família adotiva para cada criança e pagar o bilhete de comboio.
Considerava que não tinha feito nada de excecional, embora a imprensa o tenha apelidado de "Schindler britânico", numa referência ao alemão Oskar Schindler, que salvou 1.200 judeus durante a II Guerra Mundial.
Em 2003, foi nomeado cavaleiro pela Rainha Isabel II pelo seu trabalho humanitário e na República Checa, o seu nome "batizou" o comboio que liga Praga a Londres. O ano passado, recebeu a medalha da Ordem do Leão Branco, a maior condecoração que alguém pode receber na República Checa.