O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 17 distritos de Portugal sob aviso laranja e amarelo. A partir de amanhã, o país vai ser afetado por uma massa de ar frio polar.
Corpo do artigo
Os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de forte agitação marítima, com ondas que podem chegar aos sete metros.
Estes distritos estão também sob aviso laranja e amarelo (segundo menos grave de uma escala de quatro), devido à previsão de precipitação e vento forte que nas terras altas pode chegar aos 90 km/hora.
Sob aviso amarelo por causa da neve, precipitação e vento forte, até ao final do dia de sábado, estão os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Braga, Aveiro, Santarém, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora.
A previsão para hoje é de aguaceiros que podem ser fortes e de granizo nas regiões do norte e centro, prevendo-se também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, queda de neve acima dos 1.400 metros. O vento vai soprar com intensidade em particular na região do litoral sul do Cabo Mondego, com rajadas até 80 km/hora e pontualmente aos 90 km/hora.
Nas terras altas do sul (serras dos distritos de Faro, Algarve e S. Mamede, no distrito de Portalegre), o vento vai soprar forte, com rajadas que podem atingir os 90 km/hora, que em algumas zonas atingirão, pontualmente, os 100 km/hora.
No que diz respeito à agitação marítima, na costa ocidental estão previstas ondas do quadrante oeste com variações entre os quatro e os sete metros.
O aviso laranja está emitido a partir das 18h00 de hoje até às 6h00 de sábado para os distritos de Lisboa, leiria, Setúbal, Beja e Faro.
Quanto aos avisos laranja para agitação marítima, são todos a sul do distrito de Aveiro, inclusive, e vão estar em vigor entre o início da tarde de hoje e prolongar-se até sábado de manhã.
O IPMA colocou ainda o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo até às 22h59 de hoje, devido à agitação marítima.
A partir de sábado de manhã, Portugal vai ser afetado pela entrada de uma massa de ar frio, com um trajeto pela Europa oriental, que vai provocar a descida das temperaturas.