O prémio Kenneth Hudson, atribuido durante a gala que atribui o prémio para melhor museu europeu, destaca anualmente museus mais ousados e que encontram soluções fora do normal para mostrar as suas coleções.
Corpo do artigo
O Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha foi hoje distinguido na Bélgica com o Prémio Kenneth Hudson , atribuido durante a gala do Museu Europeu do Ano.
Este prémio destaca anualmente museus mais ousados e que encontram soluções fora do normal para mostrar as suas coleções.
Ouvido pela TSF, o diretor do museu diz estar honrado com o prémio agora atribuido, afinal este é o segundo prémio que o museu recebe em menos de seis meses, num museu que tem pouco mais de dois anos de vida.
Para Rui Cunha, este é um prémio que democratiza os museus e seu espaço interior.
A gala deste sábado culminou com a atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano ao Museu Riverside de Glasgow, na Escócia.
O Museu de Arte de Riga, o Museu de San Telmo em San Sebastian, Espanha, e o Museu Gobustan, no Azerbaijão, foram distinguidos com menções honrosas.
O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original) foi entregue em 2012 ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, numa cerimónia que decorreu em Penafiel, cidade portuguesa anfitriã da cerimónia, nesse ano.
O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.
(Nota do editor: noticia reformulada com nome correto do prémio atribuido)