A Serra de Estrela recebe, até domingo, o Festival Músicas do Bosque que reúne nomes como Pensão Flor, Mancines ou Tranglomango.
Corpo do artigo
O festival decorre num bosque, em plena serra da Estrela, na pequena Aldeia da Lapa dos Dinheiros, em Seia e quer ser "um convite para descobrir novas sonoridades, numa das encostas mais verdejantes da serra da Estrela".
Célia Gonçalves, da Associação das Aldeias de Montanha, afiança a "autencidade" festivaleira, com "pleno respeito pela natureza" e com energias retemperadas pela gastronomia serrana. "Haverá feijocas, torresmos, vinho do Dão produzido em altitude, cogumelos, produção local".
O festival decorre em plena natureza, no meio dos carvalhos e dos choupos numa aldeia com bosque, música e lendas. Para os habitantes da Lapa dos Dinheiros "o festival é uma ajuda para quebrar a interioridade e trazer uma outra visão para a serra da Estrela". É uma mais-valia que nos vai trazer alguma mais-valia e alegria. Se queremos!", desabafa Artur Bravo.
Sexta-feira a noite é dos Mancine e no sábado, as ovelhas, e os guardadores, começam a subir a serra no sábado, a caminho dos pastos de verão, na montanha mais alta de Portugal.
Os rebanhos, aproximadamente mil "cabeças de gado", acompanhados por pastores e turistas, sobem à serra da Estrela, naquela que é a 3ª edição da Festa da Transumância e dos Pastores que de caminho passa pelo festival Músicas do Bosque que à noite recebe os Yanan Dans e os Pensão Flor. No domingo atuam os Tranglomango e os Dorahoag.