Depois da polémica com o símbolo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e da acusação de plágio numa campanha publicitária, os responsáveis do Jardim Zoológico de Nagoya, no Japão, pediram esta terça-feira uma investigação à criação do seu logotipo, também da autoria de Kenjiro Sano.
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Os responsáveis, citados pela agência Kyodo, pediram esclarecimentos a Kenjiro Sano depois de se terem apercebido de que o símbolo do Zoo de Nagoya é muito semelhante ao do parque do Museu Nacional da Costa Rica, criado pelo designer em 2013.
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No sábado, Kenjiro Sano tinha apresentado desculpas por nova polémica de plágio numa campanha publicitária a uma cerveja sem álcool. Em causa estava uma série de imagens da campanha que a MR Design, empresa de Kenjiro Sano, pediu à marca que comercializa a bebida para serem retiradas.
"Uma investigação interna revelou que tínhamos utilizado parcialmente criações concebidas por terceiros para algumas das nossas criações. Sinto muito por ter causado tantos problemas a todos os interessados. Estou consciente das graves consequências das minhas ações", explicou Sano em comunicado.
Esta polémica surgiu pouco tempo depois de Kenjiro Sano e da sua empresa terem sido acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
No início de agosto, o designer belga Olivier Debie processou o Comité Olímpico Internacional (COI) para tentar impedir a utilização do logótipo dos Jogos Tóquio2020, por entender que este é um plágio de uma obra sua.