
Global Imagens/Artur Machado
A ministra da Agricultura garante que as análises aos alimentos estão a ser feitas pelas Direção-Geral de Veterinária em vez da ASAE e assume que houve necessidade de racionalizar custos.
Corpo do artigo
A ministra da Agricultura recusa falar em problema de saúde pública e garante que os alimentos estão a ser alvo de análises.
Depois de, domingo, o Jornal de Notícias ter revelado que a ASAE não está a fiscalizar a qualidade de produtos alimentares, Assunção Cristas sublinhou hoje, perante a comissão parlamentar de Agricultura e Mar dedicada à Política Agrícola Comum (PAC), que é a Direção-geral de Veterinário que faz, desde o início do ano, a recolha de amostras de alimentos que antes era feita pela ASAE.
De acordo com as explicações da governante, a alteração na recolha de amostras teve como objetivo uma «melhor gestão dos recursos humanos e financeiros».
Questionada pelos deputados, a ministra adiantou que não há «nenhum» problema de saúde pública em termos de fiscalização alimentar e lembrou aos deputados que o controlo sanitário é uma matéria «muito importante para a segurança dos consumidores nacionais, mas também dos estrangeiros».