O antigo dirigente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, foi hospitalizado hoje com dores abdominais, disse a presidência da África do Sul.
Corpo do artigo
O ANC garante que não há razões para preocupações. A hospitalação de Nelson Mandela foi programada, adiantou um porta-voz do ANC. Também a neta de Nelson Mandela já disse não estar preocupada já que ele está bem de saúde.
«O Presidente Jacob Zuma anuncia que o antigo Presidente Nelson Mandela foi admitido no hospital hoje, 25 de fevereiro de 2012», indica um comunicado da presidência.
«Madiba (nome pelo qual é conhecido) tem tido longas queixas abdominais e os médicos consideram que necessita atenção médica especializada», lê-se no documento.
A saúde do símbolo da luta anti-apartheid é cada vez mais frágil. Mandela foi hospitalizado pela última vez no início do ano passado devido a uma infeção respiratória.
«Desejamos-lhe uma recuperação rápida e transmitir-lhe o amor e as melhoras de todos os sul-africanos e de pessoas por todo o mundo», indica o comunicado.
«Pedimos todo o respeito pela privacidade de Madiba e da sua família durante este período», acrescenta.
Mandela regressou à sua casa em Joanesburgo no mês passado, depois de ter estado na sua casa de campo.
A sua última aparição em público aconteceu no final do campeonato mundial de futebol, que ocorreu na África do Sul, em julho de 2010.
Nelson Mandela recebeu o prémio Nobel da Paz em 1993, um ano antes de ter sido eleito o primeiro Presidente negro da África do Sul.
[Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico]