Além de Bragança, as aulas estão hoje suspensas em cinco concelhos do distrito da Guarda e ainda em Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, concelhos da subregião do Alto Tâmega e Barroso.
Corpo do artigo
No distrito da Guarda a queda de neve obrigou a fechar os estabelecimentos de ensino dos municípios de Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, adiantou à Lusa que no concelho «está a nevar com intensidade», situação que já não se registava há alguns anos.
Na cidade da Guarda, onde tem nevado durante a manhã de hoje, «não há registo de constrangimentos rodoviários», referiu o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
A queda de neve obrigou também ao encerramento de escolas, corte de estradas e paragem dos transportes públicos em Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, concelhos da subregião do Alto Tâmega e Barroso.
No concelho de Boticas, as estradas estão «muito condicionadas», pelo que encerraram as escolas por precaução, informou hoje à Lusa o vice-presidente da autarquia.
Fernando Queiroga revelou ainda que as estradas nacionais 311 e 312 estão cortadas ao trânsito. Nas aldeias mais altas da vila, disse o autarca, só é possível circular com veículos equipados com correntes de neve ou atração.
Por isso, acrescentou, a autarquia vai assegurar a distribuição das refeições aos idosos beneficiários do apoio domiciliário.
Segundo o comandante dos Bombeiros de Montalegre, David Teixeira, as estradas do concelho estão «todas transitáveis», embora os condutores tenham de ter atenção redobrada.
Com 11 limpa-neves no terreno desde às 6h00 da manhã, o responsável avançou que as escolas foram apenas encerradas porque os motoristas dos transportes escolares tiveram receio.
A cidade de Chaves acordou, também hoje, coberta de neve, situação que não vivia desde 2001.O responsável da Proteção Civil Municipal de Chaves, Carlos Penas, revelou que as estradas estão «todas transitáveis», embora a circulação se faça com «muitas limitações».
O encerramento das escolas, realçou, é uma decisão que cabe aos respetivos diretores, mas adiantou que o transporte escolar não se efetuou nas aldeias.
Em Valpaços, segundo a responsável da proteção civil, as escolas estão a funcionar «a meio gás», exceto a da vila de Carrazedo de Montenegro que encerrou.
Carla Cerdeira explicou que as estradas estão transitáveis, estando só a nacional 206 «muito condicionada».