Uma dezena de estradas de acesso às serras da Madeira estão encerradas devido à queda de neve esta noite, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.
Corpo do artigo
No site da Internet, a Autoridade da Proteção Civil regional diz não ser possível a circulação automóvel nos troços de ligação entre o Terreiro da Luta, Poiso e Pico do Areeiro, bem como na estrada das Carreiras.
A mesma situação aplica-se às estradas Poiso-Ribeiro, Portela-Porto da Cruz (Serrado), junto ao cemitério desta última localidade no norte da ilha, na regional das Quatro Estradas-Poiso e na Meia Serra.
Encerradas estão igualmente as vias da Encumeada- Lombo do Mouro e Levada do Poiso-Paul da Serra.
A Proteção Civil recomenda que a população siga «escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades no que concerne ao respeito pelo encerramento de estradas, percursos alternativos, sinalização e outras informações» e a «evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes».
Na informação, adianta que «nas vias circuláveis devem evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito» e a ter «especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes».
Os picos altos da ilha da Madeira amanheceram hoje cobertos de neve, «uma situação que não acontecia desde março de 2011», disse à agência Lusa Vitor Prior, diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.
A queda de neve é uma situação rara na Madeira, pelo que é frequente este tipo de cenário "chamar" muitos madeirenses e visitantes às serras da Madeira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.