Entre as 14h00 e as 15h00, foram detectados elevados níveis de poluição do ar por ozono nos concelhos Gondomar, Porto, Maia, Valongo e Gaia do distrito do Porto.
Corpo do artigo
A directora de Serviços de Ambiente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Paula Pinto, refere em comunicado que foram detectados entre as14h00 e as 15h00 valores de ozono acima dos 180 microgramas por metro cúbico nas estações de Baguim (Gondomar) e Antas (Porto).
A concentração de ozono no ar subiu para valores entre os 214 e 218 microgramas nas estações de Vermoim (Maia), Ermesinde (Valongo) e Avintes (Gaia).
O limiar de informação à população está fixado por lei nos 180 microgramas por metro cúbico e o de alerta em 240 microgramas.
«Durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde)», recomenda Paula Pinto.
Pelo mesmo motivo, deve ser reduzida «ao mínimo» a actividade física intensa ao ar livre e devem ser evitados outros factores de risco, «como o fumo do tabaco e a utilização de produtos irritantes contendo solventes na sua composição, uma vez que estes podem agravar os efeitos da exposição a concentrações elevadas de ozono».
A directora acrescenta que «os valores mais elevados deste poluente ocorrem geralmente no Verão, durante o período da tarde, coincidindo com a máxima actividade fotoquímica», podendo resultar do «transporte de emissões produzidas em locais a uma média/longa distância».