O Nobel da Medicina foi hoje atribuído ao norte-americano John O'Keefe e ao casal de noruegueses May-Britt e Edvard Moser, pela sua investigação relacionada com o cérebro.
Corpo do artigo
Os premiados foram recompensados pelas suas descobertas sobre as «células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição», uma espécie de GPS interno, segundo o júri.
A Academia sueca divulgou o momento em que, por telefone, comunicou a distinção a May-Britt. Emocionada e muito feliz, a cientista disse estar chocada com esta notícia.
Na terça-feira será anunciado o Nobel da Física, pelas 11:45 locais (10:45 em Lisboa) e na quarta-feira, à mesma hora, será a vez de o laureado com o Nobel da Química ser conhecido. Dia 9 será conhecido o Nobel da Literatura.
Na sexta-feira, em Oslo, às 11:00 (10:00 em Lisboa), será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz. O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de outubro, às 13:00 (12:00 em Lisboa).
Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.