
Prémios Grammy
Direitos Reservados
Os prémios norte-americanos de música prometem uma edição mais renhida no próximo ano, tendo em conta que há sete artistas e bandas com seis nomeações.
Corpo do artigo
De acordo com a lista de nomeados, divulgada esta madrugada em Nashville, nos Estados Unidos, Kanye West e Jay-Z, dois dos "príncipes" do hip hop, Frank Ocean, novo artista do r&b, o grupo rock Black Keys, a banda folk Mumford & Sons e os Fun estão todos empatados com seis nomeações.
Se para Kanye West e Jay-Z estar nomeado para os Grammy já não é surpresa, cada um soma mais de 40 nomeações, o mesmo não acontece para os outros candidatos, como o grupo pop nova-iorquino Fun, nomeado pela primeira vez com o álbum «Some Nights» e com a canção «We are young».
Os Black Keys, que atuaram em novembro em Portugal, já venceram três prémios com o álbum "Brothers" e voltam agora a estar nomeados para outros seis, nomeadamente álbum do ano, com «El camino», melhor canção, com «Lonely boy», e produtor do ano, para um dos elementos da banda, Dan Auerbach.
Os Mumford & Sons, que tocam em Portugal em março, editaram o álbum «Babel», que os faz estar nomeados para disco do ano ou melhor canção rock.
Jay-Z e Kanye West somam nomeações em melhor atuação rap ou melhor colaboração neste género. Com cinco nomeações cada seguem o cantor latino Miguel e o pianista Chick Corea.
Para melhor álbum rock estão nomeados "El camino", dos Black Keys, «Mylo Xyloto», dos Coldplay, «The 2nd law», dos Muse, «Wrecking Ball», de Bruce Springsteen, e «Blunderbuss», de Jack White.
A 55ª edição dos Grammy, que vai atribuir prémios em 81 categorias, está marcada para 10 de fevereiro no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.