Devido à previsão de fortes ventos e chuvas, o Norte e Centro do país estão em alerta laranja, esperando-se ainda em toda a costa ondas até cinco metros, refere o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
As autoridades previam para quarta-feira um agravamento do estado do tempo e a activação do alerta amarelo, mas hoje, às 19h00, as autoridades anteciparam a mudança, agravando para alerta laranja no Norte e Centro do país, e mantendo-o até às 00h00 de quinta-feira, segundo o site do Instituto de Meteorologia.
O risco meteorológico "moderado a elevado" (laranja) atinge metade do país, a Norte dos distritos de Leiria, Santarém e Portalegre, e ainda toda a costa portuguesa, incluindo todo o Algarve e Alentejo, onde se prevêem ondas entre os três e os cinco metros, além de ventos entre os 71 e os 90 quilómetros por hora (km/h), ventos com velocidades superiores a 90 km/h, mas que podem chegar aos 130 km/h.
Além do Norte e Centro, o aviso laranja foi accionado pela Protecção Civil para o arquipélago dos Açores e no grupo ocidental verifica-se mesmo um alerta vermelho, indicando uma situação meteorológica de "risco extremo", com agitação marítima e ondas que podem ultrapassar os cinco metros.
No arquipélago da Madeira e no resto do país, o Instituto de Meteorologia activou o alerta amarelo, prevendo-se rajadas de vento e chuvas fortes.
Estas condições meteorológicas decorrem da passagem de um sistema frontal bastante activo que deverão ainda causar agitação marítima, refere um comunicado da Protecção Civil divulgado segunda-feira.