Peles gigantes de crocodilo, ornamentos "kitsch" e um enorme retrato vestido de corredor de corridas: são alguns objetos do opulento palácio do deposto Presidente ucraniano, Viktor Yanukovych, que foram hoje expostos, em Kiev, numa nova mostra.
Corpo do artigo
[youtube:0Ae4W1K2d4g]
Quando Yanukovych fugiu em pânico, em fevereiro, a meio dos violentos protestos contra o seu regime, milhares de manifestantes ucranianos invadiram a sua luxuosa propriedade privada a cerca de 15 quilómetros de Kiev e ficaram chocados com o que encontraram.
Mansões decoradas com ouro e mármore, um campo de golfe privativo e um jardim zoológico com uma coleção de faisões raros estavam entre os pontos que despertaram admiração e raiva, num país onde o salário médio mensal ronda os 250 dólares (180 euros).
Agora várias centenas de objetos, desde os mais simples aos mais bizarros, têm sido expostos no Museu Nacional de Arte da Ucrânia, no centro de Kiev.
A imagem de Yanukovych está em toda a parte: em pratos, em bustos e retratos, em todos os cenários e poses possíveis.
Há até um certificado emoldurado afirmando que Yanukovych se deu ao trabalho de ter uma estrela com o seu nome.
Num dos retratos mais bizarros, está vestido como um piloto de rali em azul e amarelo, as cores da Ucrânia, encostado a um carro de corrida vermelho, escreve a agência France Presse.
Além do culto de si próprio, o cenário revela um prolífico colecionador de "kitsch".
O museu exibe dezenas de imagens religiosas, vasos brilhantes e coloridos em estilo asiático, uma enorme coleção de relógios dourados de todos os tamanhos e feitios e enormes candelabros ornamentados.
Outras coleções incluem estatuetas de bronze em estilo greco-romano de atletas clássicos e espingardas antigas.