As emissões da Televisão Digital Terrestre começam, esta quarta-feira, a título experimental em apenas dez localidades. A Portugal Telecom espera levar esta tecnologia a 80 por cento do território português até final do ano e cobrir o resto do país durante o ano de 2010. A TSF explica o que tem esta tecnologia de diferente.
Corpo do artigo
Desengane-se quem pensa que com a nova televisão digital terrestre, as antenas vão desaparecer dos telhados. Não vão, porque o sinal continua a ser transmitido através do ar.
Haverá, no entanto, diferenças significativas na qualidade da imagem e do som já que, a tecnologia digital é superior à analógica.
Nesta primeira fase só os canais em sinal aberto serão transmitidos. Mas, a juntar a estes, vai aparecer um quinto canal, em formato HD, com conteúdos de alta-definição fornecidos pelos três operadores: RTP, SIC e TVI.
No futuro e porque esta tecnologia o permite poderão aparecer canais fechados, disponíveis apenas aos clientes que paguem uma subscrição.
Quanto aos televisores poderá haver a necessidade de fazer alterações. A televisão digital terrestre é transmitida na norma MPEG4/H264 e se há muitos televisores à venda já compatíveis com esta norma, a verdade é que os mais antigos e mesmo alguns modernos, com a norma MPEG2, vão precisar de um descodificador.
O preço destas caixas não está ainda definido, mas Zeinal Bava, o presidente da PT admite que as mais baratas, mas também mais limitadas, venham a custar cerca de 50 euros.
Relativamente às novas funções disponibilizadas pela Televisão Digital Terrestre há ainda a salientar os guias electrónicos de programas, a gravação e também a pausa na transmissão da TV.
É de notar que todas estas novidades não têm qualquer impacto para as pessoas que recebem o sinal de televisão através do cabo, mas para os outros, estima-se que sejam cerca de 60% das casas, são importantes.
A passagem da televisão analógica para a digital é uma imposição da União Europeia. Em Abril de 2012 terminam as transmissões através do sinal analógico vai sobrar apenas a televisão digital terrestre.