Os nove mineiros que se encontram no interior de uma mina do sul do Peru poderão ser libertos dentro de pouco tempo, apesar de o presidente peruano já ter dado conta de «alguns contratempos».
Corpo do artigo
Os nove mineiros que se encontram encurralados há seis dias numa mina de cobre do sul de Peru devem ser resgatados em breve, anunciou a ministra da Mulher e das Populações Vulneráveis.
Em declarações a uma televisão peruana, Ana Jara adiantou que na terça-feira as «equipas de salvamento estão a apenas três ou quatro metros dos mineiros».
Entretanto, o presidente peruano, que se encontrou com as famílias destes mineiros na terça-feira à noite, confirmou a existência de «alguns contratempos» nas operações de salvamento.
Ollanta Humala, que falou com os mineiros através de um tubo de metal que é o seu único contacto com o exterior, explicou que as equipas de salvamento continuam o seu trabalho com prudência por causa dos riscos de mais deslizamentos.
Na quinta-feira, estes mineiros foram apanhados por uma avalancha rochosa, o corrida a 250 metros de profundidade no interior de um a galeria da mina de Cabeza de Negro, na região de Ica, a 325 quilómetros a sul da capital Lima.
Os mineiros ficaram a apenas uns metros das equipas de resgate contudo a distância foi aumentando na sequência dos deslizamentos de terras provocados pela retirada de rochas que têm dificultado as operações no terreno.