
«O Velho do Restelo», Manoel de Oliveira
Direitos Reservados
«O Velho do Restelo», a nova curta-metragem do realizador, foi selecionada para a 71ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que começa em agosto, e será exibida fora de competição.
Corpo do artigo
Trata-se da estreia mundial da nova obra de Manoel de Oliveira, o mais velho realizador ainda em atividade.
De acordo com a sinopse da curta-metragem: «É um mergulho livre e sem esperança na História tal qual como a conhecemos, como um sedimento fértil, na memória de Manoel de Oliveira».
O cineasta reúne num banco de jardim do século XXI, vários personagens e escritores históricos: Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões, o poeta Teixeira de Pascoaes e o romancista Camilo Castelo Branco.
Fazem parte do elenco Luís Miguel Cintra (Camões), Ricardo Trepa (Dom Quixote), Diogo Dória (Teixeira de Pascoaes) e Mário Barroso (Camilo Castelo Branco).
«Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela», acrescenta o texto sobre o filme.
«O Velho do Restelo» vai ser exibido na seleção oficial, fora de competição, no Festival Internacional de Cinema de Veneza, que decorre de 27 de agosto a 6 de setembro, e será apresentada na seleção oficial, fora de competição.