O professor Tiago Domingos explicou que o que acontece neste jogo «corresponde ao que acontece numa quinta real no Alentejo» e pretende mostrar o valor ambiental da actividade agrícola.
Corpo do artigo
Um novo jogo português para o Facebook vai ser sobre agricultura, tal como o Farmville, mas nele as acções ambientais vão ser valorizadas.
Este jogo, que será lançado dentro de um mês e que foi desenvolvido por duas empresas da área das tecnologias de informação e pelo Instituto Superior Técnico, conta a história de um jovem que herda uma propriedade no Alentejo e que tem de a gerir.
«Este jogo é cientificamente correcto. Tudo o que acontece no jogo corresponde, de facto, ao que acontece numa quinta real no Alentejo», explicou o professor Tiago Domingos, do Instituto Superior Técnico.
Este docente lembrou ainda que este jogo pretende mostrar o valor ambiental da actividade agrícola, já que esta «serve para produzir alimentos, mas que hoje temos de ver também como fornecedora de outros serviços, nomeadamente ambientais».
«Uma característica que está intrinsecamente colocada no jogo é que o jogador ao ter uma atitude ambientalmente correcta verá depois os serviços ambientais que presta serem remunerados pela sociedade no âmbito do jogo», adiantou.
Ainda de acordo com Tiago Domingos, o jogador poderá ainda dedicar-se ao agroturismo num jogo em que o objectivo é «mostrar que a agricultura não é uma actividade arcaica e com métodos antigos».
Para este docente, a agricultura «é uma actividade moderna, arejada, complexa. É muito mais complexo ser um empresário agrícola do que qualquer outro empresário da mesma dimensão».
«É preciso muito conhecimento, muita tecnologia. De certa maneira, o associar da agricultura aos jogos é uma maneira de transmitir esta imagem inovadora e arejada da agricultura», concluiu.