
sismógrafo
Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter registou-se hoje ao largo das ilhas Salomão, dois dias após outro tremor de terra seguido de tsunami, indicou o Centro Americano de Geofísica.
Corpo do artigo
O sismo ocorreu cerca das 10:12 horas (11:12 em Lisboa) próximo das ilhas de Santa Cruz, a uma profundidade de nove quilómetros.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico assegurou não existir «risco de tsunami com capacidade destrutiva generalizada», mas ressalvou que «terramotos desta dimensão geram por vezes tsunamis locais que podem ser destrutivos num raio de 100 quilómetros a partir do epicentro do sismo».
O sismo de quarta-feira, de magnitude 8 seguido de maremoto, causou pelo menos 13 mortos, devastou várias aldeias costeiras daquele arquipélago do Pacífico e deixou mais de seis mil pessoas sem casa.
Desde quarta-feira têm-se registado várias réplicas que têm dificultado os esforços de equipas de salvamento para alcançar as zonas afetadas.
O sismo de quarta-feira ocorreu a cerca de 76 quilómetros a oeste de Lata, tendo sido seguido de um tsunami e de várias dezenas de réplicas.