Novos planetas extra solares descobertos por equipa com investigador português
A descoberta de 32 novos planetas extra-solares foi anunciada, esta segunda-feira, por uma equipa internacional de investigadores, da qual faz parte o português Nuno Cardoso Santos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).
Corpo do artigo
O anúncio foi feito no âmbito de um colóquio/apresentação na qual participaram vários jornalistas internacionais por vídeo-conferência - realizado no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto - que começou hoje e termina esta quinta-feira.
Nuno Cardoso Santos, que é também professor afiliado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, referiu em declarações à TSF que com esta inovação ultrapassou-se «a barreira dos 400 planetas» identificados.
«Trata-se de uma descoberta que tem impacto no sentido que nos ajuda a perceber que os planetas são algo muito comum no universo», explicou.
Nuno Cardoso Santos adiantou ainda que vai ser construído um novo instrumento, o Espresso, para prosseguir a observação do espaço, o que segundo o professor vai ser mais uma ajuda importante no trabalho que desenvolvem.
«Este instrumento vai-nos permitir dar um salto qualitativo que vai permitir, esperamos nós, a descoberta de outros planetas parecidos com a terra, a orbitrar outras estrelas parecidas com o Sol, ou seja, outros planetas que possam albergar vida», revelou.