O Algarve é a região com mais bandeiras azuis. Este ano existem mais 12 novas entradas, 28 regressos e 10 praias que já não têm a bandeira de certificação na época balnear.
Corpo do artigo
A bandeira azul vai estar hasteada este ano em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa, disse hoje o presidente José Archer.
«Pela primeira vez ultrapassamos as 250 praias. É um recorde», constatou na conferência de imprensa para apresentar as praias galardoadas.
Este ano, há a registar a entrada de 12 novas praias, de 28 regressos e de 10 praias que deixaram de ter a bandeira azul.
O Algarve continua a ser a zona com mais bandeiras azuis (74), seguida da região Norte (63), do Tejo (45), do Alentejo (22) e do Centro (18).
A região autónoma dos Açores foi contemplada com 33 bandeiras azuis e a da Madeira com 14.
Em declarações à Lusa, José Archer disse que Portugal vai hastear bandeiras azuis em «50 por cento das zonas designadas».
«Isso coloca-nos largamente à frente de todos os outros países com bandeiras azuis e nível mundial, em termos de percentagem», afirmou.
Para os próximos anos, o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) estabeleceu o mar como um dos desafios.
«Vamos voltar a olhar para o mar, a recentrar o mapa de Portugal no mar. Está em curso uma proposta de alargamento da nossa Zona Económica Exclusiva que, se for atingida, Portugal passará a ser, em termos de superfície, um dos dez maiores países do mundo», sublinhou.
«Os recursos económicos que daí podem advir leva a que isto seja considerado um desafio», acrescentou.
Durante a apresentação das praias com Bandeira Azul, a ABAE assinalou também os 25 anos de existência em Portugal.
Comparando as praias de hoje com as de há 25 anos, José Archer concluiu que o comportamento das pessoas é, actualmente, muito mais responsável e educado.
Irão ainda hastear a Bandeira Azul 14 marinas, número idêntico ao do ano passado, nove das quais no continente: Porto de Recreio de Oeiras e Parque das Nações (Lisboa e Vale do Tejo), Tróia, Porto de Recreio de Sines e Amieira (Alentejo) e as marinas de Vilamoura, Albufeira, Portimão e Lagos, no Algarve.
Nos Açores, a Bandeira Azul vai estar presente em quatro marinas (Horta, Ponta Delgada, Angra e Vila).
Na Madeira, mantém-se com o galardão a marina do Funchal.
As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.