Nuno Brás foi, esta segunda-feira, anunciado como bispo auxiliar de Lisboa. Por decisão de Bento XVI, Nuno Brás recebeu também o título de bispo de Elvas.
Corpo do artigo
Nuno Brás da Silva Martins, de 48 anos, nasceu no Vimeiro, Lourinhã, foi ordenado padre em Julho de 1987 e não tem qualquer experiência paroquial.
Doutorado em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), Nuno Brás foi director do semanário diocesano "Voz da Verdade (cargo a que regressou no início de 2011) e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Assumiu igualmente os cargos de reitor do seminário maior de Cristo Rei, nos Olivais, desde 2005 e foi director do departamento de comunicação do patriarcado de Lisboa, desde 2010.
O patriarcado de Lisboa, cujo território não coincide com o do distrito, engloba mais de 2,3 milhões de pessoas (1,9 milhões de católicos) e perto de 300 paróquias.
O cardeal-patriarca, José Policarpo, tinha como bispos auxiliares Carlos Azevedo - que está de partida para o Vaticano - e Joaquim Mendes, aos quais se junta agora Nuno Brás.