
Cartaz do filme «Operação Outono», de Bruno de Almeida
Direitos Reservados
Chega esta quinta-feira às salas nacionais «Operação Outono», o novo filme de Bruno de Almeida. Uma obra sobre os acontecimentos que levaram ao assassínio de Humberto Delgado.
Corpo do artigo
«Operação Outono» baseia-se em factos verídicos revelados recentemente por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto de Humberto Delgado, no livro «Humberto Delgado, Biografia do General sem Medo», publicado em 2008.
[youtube:DFH7ENu9jSs]
O thriller político, realizado por Bruno de Almeida («The Lovebirds», «Bobby , Cassidy») reconstitui os últimos dias do General sem Medo e os detalhes da operação que levou ao assassínio de Humberto Delgado pela PIDE a 13 de Fevereiro de 1965, em Los Almerines, perto da fronteira.
O livro defende que o General Humberto Delgado não foi atingido a tiro, mas foi vítima de espancamento, ao contrário do que se pode ler no acórdão final do Tribunal de Santa Clara, que julgou os implicados no caso já depois do 25 de abril.
A ação decorre entre Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos, França e Itália, entre 1964 e 1981, desde a preparação da cilada de Badajoz pela PIDE, com o nome de código «Operação Outono», até ao julgamento.
O filme é protagonizado por John Ventimiglia, Nuno Lopes, Marcello Urgeghe, Carlos Santos, Diogo Dória, Ana Padrão, Camané, entre outros.