«Já comecei a levantar-me e agora vou girar para tentar captar o máximo de energia solar». Quem o afirma é o robô Philae na conta que mantém no Twitter. A 500 milhões de quilómetros da Terra o autómato não desiste e está a lutar pela vida no cometa 67P.
Corpo do artigo
A Agência europeia confirma que a sonda Rosetta voltou a conseguir contactar com o robô que está na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Estava prevista para esta noite uma "passagem de comunicação" em que os dois equipamentos estão alinhados e conseguem transferir dados. Os cientistas também já afirmaram que receberam bastantes dados da superfície do cometa e agora vão começar a estuda-los «tempos excitantes» disseram no blogue da missão Rosetta.
Sem sistema de travagem ou deslocamento, com o sistema ancoragem a não funcionar «o destemido Philae aterrou um total de três vezes no cometa até finalmente parar de pular na superfície do 67P». Mas apesar das boas notícias os cientistas continuam a admitir que o robô aterrou numa zona difícil, pouco iluminada e «é poupo provável que as baterias secundárias consigam carregar o suficiente para permitir maiores operações à superfície».
Mesmo assim o robô não desiste. Na conta do twitter a mensagem mais recente é encorajadora «a minha rotação foi bem sucedida (35 graus). Parece um cometa bem diferente deste ângulo».
Nesta altura, explica a equipa de investigadores responsáveis pelo robô, «todos os equipamentos científicos estão prontos a funcionar, isso inclui os dedicados ao movimento mas também a broca que que permitira colher amostras do solo do 67P
A missão planeada do Philae deverá terminar ainda este sábado, quando as baterias se esgotarem, apesar disso são de admitir contactos no futuro caso as condições de iluminação mudam quando o cometa se aproximar mais do Sol.