
Nuno Duarte foi o responsável pela produção de som das cerimónias de abertura em Sochi e por todas as transmissões dos Jogos. E não é o único português.
Depois de ter trabalhado nos Jogos de Pequim, Nuno Duarte fez parte da equipa que recebeu um "Emmy" pelo trabalho realizado durante Jogos Olímpicos de Londres 2012, atribuído à cadeia de televisão NBC.
Nuno trabalha para a OBS desde 2009, empresa responsável pelas transmissões de todos os jogos olímpicos e desde essa data que desempenha a função de "Audio Manager", cargo único na OBS.
Nuno Duarte é, nesta altura, o responsável pelo projecto de áudio e implementação do som para estes Jogos na Rússia. Comanda mais de 250 profissionais, em 14 produções simultâneas.
O técnico diz, a partir de Sochi, que são precisas «muitas horas e muita responsabilidade, para garantir uma qualidade de televisão acima da média. A convivência com as pessoas locais é excelente, o espírito olímpico impera. E o nível de segurança é elevadíssimo, mais que em qualquer outros Jogos em que participei».
Nuno Duarte reconhece que estes «são os Jogos com menos visitantes estrangeiros, onde a língua mais falada, apesar de tudo, é a russa, mas onde a frieza do primeiro momento se transforma rapidamente numa grande sinal de simpatia e boa vontade».
Para alem de Nuno Duarte também outros quatro portugueses estão em Sochi, trabalhando em outras áreas importantes do som.
Um deles é João Escada, operador de som da mesa "broadcast" principal na cerimónia de abertura.
Numa reação ao "Emmy" do ano passado, retirada do Facebook, pode ler-se: «Acreditem que tento sempre levantar e representar o melhor que sei e que posso os técnicos Portugueses».