
REUTERS/Allison Joyce
Os rumores voltam à carga. A CNN, diz um jovem funcionário, tem mesmo um vídeo preparado para emitir no dia do fim do mundo. A sua existência há muito é comentada. Agora surge mais uma voz a garantir que é real.
Quando nasceu, há 34 anos, o seu criador, Ted Turner afirmou que a CNN «iria emitir até o mundo acabar».
Pelo que conta o jornal Daily Mail, o canal norte-americano de notícias levou esta frase ao limite e preparou um vídeo para esse momento. Sem data de emissão, se um dia o mundo acabar, o dia do Apocalipse terá, na CNN, uma despedida planeada.
[youtube:_Ba4V4Vh568]
Na teoria, o vídeo deverá ser reproduzido pelo último jornalista sobrevivente. O segredo foi desvendado por Michael Ballaban, um funcionário recente do canal. Ele diz que o vídeo é uma versão de um minuto do hino do século XIX, «Nearer my God to thee», a última canção que se ouviu no Titanic antes do naufrágio e é interpretada, neste caso, pela banda das Forças Armadas.
O jovem confessou que ouviu falar deste vídeo há cerca de vinte anos, por um professor que trabalhou na CNN, daí que a autoria da "obra" remonte ao final dos anos 90.
Ballaban garante que a gravação está guardada na base de dados da CNN, tem o nome «Turner Doomsay Vídeo», é um conteúdo de acesso restrito e tem uma mensagem: «HFR até fim do mundo, confirmou».
O canal norte-americano não quis comentar o assunto. Os rumores sobre a existência deste vídeo não são novos. A revista "New Yorker" abordou o tema em 1988 e o "Daily News" fez o mesmo em 2001.
14 anos depois, as notícias voltam a questionar a existência do filme.