O presidente norte-americano participa hoje, com a primeira dama, Michelle Obama, na "coroação" de Eduardo Souto de Moura com o Prémio Pritzker de Arquitetura 2011, em Washington DC.
Corpo do artigo
Um elemento da organização do evento adiantou à agência Lusa que são esperados cerca de 400 convidados para a cerimónia de gala de entrega daquele que é considerado o mais alto galardão da arquitectura internacional, e que tem como palco o auditório Andrew W. Mellon, marco entre os edifícios clássicos da capital norte-americana.
Devido à presença do presidente na cerimónia, esta será restrita aos meios de comunicação social que integram o corpo de imprensa da Casa Branca, estando todos os outros jornalistas convidados apenas a assistir.
Antes do evento, o embaixador português em Washington, Nuno Brito, será o anfitrião de um almoço em homenagem a Souto de Moura, em que participa também a família e convidados do arquitecto portuense.
No valor de 100 mil dólares (70 mil euros), o prémio Pritzer foi criado em 1979 por Jay Pritzker e a sua mulher Cindy, através da sua Fundação Hyatt.
Já distinguiu oito arquitectos norte-americanos e 28 de dez outros países, incluindo o também português Siza Vieira (1992, Chicago).