Missão conta com a participação de aviões, navios, submarinos e satélites de 26 países e já custou pelo menos 44 milhões de dólares.
Corpo do artigo
Estimativas citadas pela Reuters mostram que pelo menos 44 milhões de dólares já foram gastos na mobilização de embarcações e aeronaves militares.
No final, a operação de busca do avião da Malaysian Airlines deverá custar centenas de milhões de dólares, tornando-se a mais cara operação desse tipo na história da aviação, com a participação de aviões, navios, submarinos e satélites de 26 países.
Os 44 milhões de dólares até agora gastos têm a ver com a mobilização de barcos e aviões militares por parte da Austrália, China, EUA e Vietname.
A estimativa baseia-se em estatísticas relativas ao custo por hora de vários equipamentos, avaliações de analistas de defesa e custos divulgados pelo Pentágono.
O valor do primeiro mês de buscas já é praticamente idêntico ao valor oficialmente gasto, em vários meses dispersos ao longo de dois anos, nas buscas pelo avião da Air France que caiu no Atlântico na rota Rio-Paris, em 2009.
Angus Houston, diretor da agência australiana que coordena as buscas, disse na sexta-feira que apresentará posteriormente uma estimativa total de custos. «É bastante dinheiro», antecipou.