
Direitos Reservados
Um "boneco demónio" representando Osama Bin Laden e criado pela CIA há cerca de dez anos vai a leilão este mês. O boneco fazia parte de um "maquiavélico" plano da agência secreta norte-americana para a luta contra o terrorismo. A missão acabou por ser cancelada e só devem existir três exemplares em todo o mundo.
A ideia era diabolizar, literalmente, o líder da Al Qaida. Os agentes da CIA tiveram a ideia de transformar Bin Laden num boneco com cara de diabo para assustar as crianças afastando-as assim antigo do líder da organização terrorista e diminuindo a influencia dele sobre os mais pequenos. O projeto acabou cancelado rapidamente.
O plano, com o nome de código "Olhos do Demónio", foi gizado em 2005, numa altura em que Bin Laden ainda era o maior inimigo da América. O boneco de trinta centímetros estava vestido com roupas tradicionais, mas tinha um truque. Ele seria vendido com a cara pintada com a cor da pele mas esta tinta dissolveria-se e o boneco ficaria com a cara vermelha com uns riscos negros. Já os olhos passariam a verde.
O leilão está marcado para o dia 20 de novembro mas já se pode licitar online.