
REUTERS/Phil McCarten
As principais nomeações para os Óscares 2013, cuja entrega será no dia 2 de março, foram hoje anunciadas na sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles.
Corpo do artigo
De acordo com a lista de nomeados, "Golpada americana", do norte-americano David O. Russell, e "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón, são os dois filmes que somam mais nomeações, em categorias como realização, melhor filme, representação masculina e feminina e argumento.
[youtube:ST7a1aK_lG0]
[youtube:xgGPTa7-vlE]
"12 anos escravo", de Steve McQueen, arrecada nove nomeações, todas nas principais categorias.
Com seis nomeações cada seguem "O Clube de Dallas", de Jean-Marc Vallée, "Capitão Phillips", de Paul Greengrass, e "Nebraska", de Alexander Payne.
"O lobo de Wall Street", de Martin Scorsese, tem cinco nomeações.
Para melhor realizador estão nomeados David O. Russell (que já tinha sido nomeado em 2013 e 2011), Martin Scorsese (que vai na oitava nomeação), Alexander Payne, Steve McQueen e Alfonso Cuarón.
Para o Óscar de melhor filme foram selecionados "Golpada americana", "Capitão Phillips", "O Clube de Dallas", "Gravidade", "Her", "O lobo de Wall Street", "12 anos escravo", "Philomena" e "Nebraska".
Christian Bale ("Golpada americana"), Bruce Dern ("Nebraska"), Leonardo diCaprio ("O lobo de Wall Street"), Chiwetel Ejiofor ("12 anos escravo") e Matthew McConaughey ("Clube de Dallas") são candidatos ao Óscar de melhor ator.
Amy Adams ("Golpada americana"), Cate Blanchett ("Blue Jasmine"), Sandra Bullock ("Gravidade"), Judi Dench ("Philomena") e Meryl Streep ("August: Osage County") estão nomeadas para melhor representação feminina.
Na categoria de melhor filme em língua não inglesa estão "A caça" (Dinamarca), "The broken circle brakdown" (Bélgica), "La grande bellezza" (Itália), "Omar" (Palestina) e "The missing picture" (Cambodja).
A banda sonora que o músico português Rodrigo Leão compôs para o filme "O mordomo", de Lee Daniels, que foi considerada elegível para os Óscares, não chegou às nomeações finais.
Destaque ainda para o Óscar de melhor filme de animação, que inclui "The wind rises", o anunciado último filme do realizador japonês Hayao Miyasaki.
A ele juntam-se ainda "Os Croods", "Frozen", "Gru, o mal disposto 2" e "Ernest & Celestine".
A Academia de Cinema dos Estados Unidos anunciou esta semana que a cerimónia irá homenagear os heróis do cinema: "Os heróis da vida real, os super-heróis, os heróis mais conhecidos, os heróis da animação, tanto do passado como do presente, assim como os realizadores que lhes deram vida".