"Lincoln", de Steven Spielberg, é o favorito na corrida aos Óscares, com 12 indicações, à frente de "A Vida de Pi", de Ang Lee (11). A 85ª edição dos Óscares tem ainda como nomeada a mais nova atriz de sempre.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Academia de Artes e Ciências.
Outros filmes indicados para o Óscar de melhor filme são: "Amor", de Michael Haneke, também candidato a melhor filme estrangeiro para a Áustria (5 nomeações), "Os Miseráveis" (8), "Guia para um Final Feliz" (8), "Argo" (7) e "00:30 Hora Negra" (5).
"Lincoln", de Steven Spielberg, sobre o antigo presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, está nomeado também nas categorias de representação - para Daniel Day-Lewis, Sally Field e Tommy Lee Jones - e argumento adaptado.
Já "A Vida de Pi", de Ang Lee, soma 11 nomeações, nomeadamente melhor fotografia, montagem e banda sonora, mas falha nas categorias de representação.
Com oito nomeações, e possivelmente uma das surpresas desta edição dos Óscares, surge "Guia para um Final Feliz", de David O. Russell - que já esteve antes nomeado com "The Fighter" -, indicado para as principais categorias: melhor filme, realização, argumento adaptado e representação masculina e feminina: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Jacki Weaver.
O musical "Os Miseráveis" tem sete nomeações, com destaque para as interpretações de Hugh Jackman e Anne Hathaway, mas Tom Hooper, que em 2011 venceu o Óscar de melhor realização com "O Discurso do Rei", falhou agora uma nomeação nesta categoria.
"Argo", de Ben Affleck, também soma sete nomeações em categorias técnicas e para o Óscar de Melhor Filme.
Seria óbvia a inclusão da produção europeia "Amor", de Michael Haneke, na categoria de melhor filme estrangeiro, mas a produção está ainda indicada para quatro outras categorias: melhor filme, realização, argumento original e atriz principal, para Emmanuelle Riva.
Outra das surpresas deste ano é a escolha de "Beasts of the Southern Wild", filme de Benh Zeitlin, nomeado para quatro Óscares, entre eles melhor realização e filme.
O polémico filme "00:30 Hora Negra", de Kathryn Bigelow, soma cinco nomeações - entre elas, melhor filme e argumento original, de Mark Boal - mas está excluído da realização, categoria conquistada pela cineasta em 2010 com "Estado de Guerra".
Na categoria de melhor filme estão indicados no total nove filmes: "Argo", "Django libertado", de Quentin Tarantino, "Amor", "A Vida de Pi", "Os miseráveis", "Lincoln", "00:30 Hora Negra", "Guia para um Final Feliz" e "Beasts of the Southern Wild".
Para o Óscar de melhor realização estão indicados: David O. Russell, Ang Lee, Steven Spielberg, Michael Haneke e Benh Zeitlin.
Para ator principal estão nomeados Bradley Cooper, Daniel Day-Lewis, Denzel Washington ("Flight"), Joaquin Phoenix ("O mentor") e Hugh Jackman.
Para melhor atriz principal estão indicadas Naomi Watts ("The Impossible"), Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis, de "Beasts of the Southern Wild" e que aos nove anos é a mais nova atriz dos Óscares a estar nomeada.
A 85ª edição dos Óscares está marcada para 24 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia, e terá apresentação de Seth MacFarlane, criador da série "Family Guy".