Todos os distritos do continente e também os grupos ocidental e central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro por causa do vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora entre as 12 e as 21:00 de hoje.
Também os grupos ocidental e central dos Açores estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima com ondas que podem chegar aos sete metros.
De acordo com o IPMA, as ilhas de Corvo e Flores (grupo ocidental) e S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira (grupo central) vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação forte e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste de seis a sete metros.
O aviso amarelo para a precipitação vai estar em vigor entre as 17:00 de hoje e as 02:00 de terça-feira e para a agitação marítima entre as 08:00 e as 23:00 de terça-feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu em geral muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir do início da tarde, e pequena descida de temperatura, em especial da máxima na região norte e no litoral a norte do cabo Mondego.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste rodando para o quadrante sul, sendo temporariamente forte com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora no litoral durante a tarde e forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora nas terras altas.
No sul prevê-se céu em geral muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros em geral fracos e pouco frequentes, aumentando de intensidade e frequência a partir do meio da manhã, e tornando-se por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir da tarde.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se do quadrante sul a partir do meio da manhã, aumentando para moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora no litoral, e para forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora nas terras altas a partir do início da tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.