A partir de hoje entram em vigor vários aumentos. Os preços da eletricidade, gás, transportes, portagens, tabaco e bebidas alcoólicas vão subir. O pão e o leite são exceções.
Corpo do artigo
A luz vai subir 2,8%, sendo que a tarifa passa a ser revista a cada três meses. Para já estão nesta mira mais de cinco milhões de consumidores.
A fatura do gás natural fica-se pelo aumento de 2,5%. Também nova revisão estará aí a cada três meses, com exceção da tarifa social.
O aumento do preço da água vai variar de região para região. Mas, entretanto, o Porto deu uma boa notícia: as tarifas vão baixar 1%.
Nos transportes públicos o aumento médio vai ser de 0,9%. A Carris e o Metro de Lisboa vão também extinguir os passes sociais.
No que respeita aos contratos de arrendamento depois de 1990 vão sofrer um aumento máximo de 3,4%. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai aumentar também de forma gradual até 2015, ano a partir do qual passará a ser pago por inteiro.
Entretanto, não é notícia dizer que combustíveis e portagens aumentam, em consequência da carga fiscal previsto no Orçamento do Estado para este ano.
Também as operadoras de telecomunicações vão aumentar as tarifas 3%, em média.
Para terminar, os preços das bebidas alcoólicas e tabaco também vão subir. Charutos e cigarrilhas "trepam" para os 20%, já um maço de tabaco de 4,20 euros passará a custar mais 10 cêntimos.
Boas notícias só para o setor alimentar, onde o preço do pão, por exemplo, não tem qualquer aumento previsto.