O papa Francisco é a capa da revista Rolling Stone que será publicada na sexta-feira e titula «The Times They Are A-Changin», numa referência a uma canção de Bob Dylan.
Corpo do artigo
A reportagem do jornalista Mark Binelli atesta que o papa, de 77 anos, está «a fazer um notável corte com a tradição, enfrentando as questões políticas com frontalidade e é mais inclusivo em matéria de Direitos Humanos; uma atitude que os católicos apreciam».
Segundo a conhecida revista de música e espetáculos, «em menos de um ano desde que começou o seu pontificado, Francisco tem-se preocupado em demarcar-se dos anteriores pontífices, tendo escolhido residir na casa de hóspedes do Vaticano, de Santa Marta, e não no palácio papal, libertando-se do isolamento eclesiástico do Vaticano».
A revista salienta as opções do papa por uma vida mais humilde, tendo «escolhido um automóvel de tipo familiar, em vez de uma limusina, paga as suas próprias contas de hotel e mantém a sua agenda».
Uma fonte do Vaticano, comentando à revista sobre a opção do papa pela privacidade e independência, que os antecessores não tiveram, afirmou: «João Paulo II e Bento XVI tinham um círculo interno, de modo que esta atitude é muito desconcertante para as pessoas do lado de dentro».
«Será que Francisco tem uma sala de guerra? Não, provavelmente não. Mas quem ele está escolhendo para dela fazer parte, realmente ninguém sabe», disse a mesma fonte.
De acordo com a revista, além de oferecer uma alternativa mais amigável a Bento XVI, o seu antecessor, que foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em 700 anos e que tinha uma visão muito mais draconiana sobre a homossexualidade, Francisco deu início a investigações sobre a possibilidade de corrupção dentro da Igreja e tem explorado maneiras de lidar com o problema da pedofilia, procurando tomar medidas e aconselhar as vítimas.
A Rolling Stone apresenta o pontífice como um homem vinculado à tradição religiosa, por um lado, e por outro, esforçado em trazer a Igreja para uma nova era.
«Os tempos estão a mudar», como sugere o título da capa.