Papa Francisco sugere revogação de leis que permitem casamento entre homossexuais e eutanásia

Papa Francisco
REUTERS/Tony Gentil
O apelo foi feito esta manhã durante uma audição no Vaticano de senadores e deputados franceses. O papa sublinha que estas leis são contrárias aos principios da Igreja Católica e não dignificam a condição humana.
Corpo do artigo
O papa Francisco convidou, este sábado, o parlamento francês a não hesitar em revogar leis, se necessário, que sejam contra a qualidade e dignificação necessárias da condição humana.
As declarações do sumo pontífice, proferidas durante um encontro com senadores e deputados franceses no Vaticano, aludiram claramente à legislação francesa que versa sobre as questões a eutanásia, casamento homossexual e novas normas bioética e que podem ser consideradas como contrárias aos princípios da Igreja Católica.
Na sua intervenção, o papa considerou também ser «necessário» introduzir nessas leis «um complemento, uma certa alma que reflita não apenas as modas e as ideias do momento, mas também a indispensável qualidade que eleva e enobrece a condição humana».
O papa defendeu que a laicidade que governa as relações entre o estado francês e as diferentes religiões não deve significar que se crie uma hostilidade para com a realidade religiosa ou a exclusão das religiões do campo social e dos debates que aí ocorrem.