O santuário de Nossa Senhora da Aparecida, no interior do estado de São Paulo, recebe hoje o Papa Francisco. Os fiéis começaram a chegar cedo na esperança de garantir um lugar na Basílica.
Corpo do artigo
O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, , padroeira do Brasil, na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, é o segundo maior templo católico do mundo, apenas ultrapassado pela Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Os fiéis começam a chegar bem cedo à Basílica da cidade para disputar uma das 15 mil pulseiras que garantem a entrada na igreja para assistir à homília.
[youtube:GF9LIxP2FRk]
O Papa é devoto da santa e, por isso, incluiu a cidade na programação do evento. Francisco deve chegar à Aparecida esta manhã de avião, encaminhar-se à Basílica em carro aberto e celebrar uma missa no altar central.
Em seguida, o papa Francisco vai ao Seminário Bom Jesus, para abençoar a imagem de Frei Galvão. A estátua costumava ficar na entrada da cidade de Guaratinguetá (vizinha de Aparecida), onde nasceu o santo, mas foi retirada do local para ser restaurada e transportada para o seminário.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os jovens católicos dos países de língua portuguesa, que participam na 28ª Jornada Mundial da Juventude, juntam-se hoje numa "Lusofesta" para partilhar culturas e celebrar o idioma comum.
O evento, que deverá contar com cerca de mil jovens, foi convocado pela Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa e espera reunir peregrinos de todos os oito países da língua portuguesa.
As delegações de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de Brasil e Portugal, já tinham confirmado presença na segunda-feira, de acordo com a organização.