Paulo Branco considera «genial» documentário sobre Ceausescu que estreia esta quinta-feira em Lisboa
O produtor cinematográfico Paulo Branco exaltou a qualidade da obra Autobiografia de Nicolae Ceausescu, da autoria de Andrei Ujica, feita a partir de material de arquivo sobre o antigo ditador romeno.
Corpo do artigo
O produtor Paulo Branco considerou «absolutamente genial» o documentário sobre Nicolae Ceausescu da autoria do realizador Andrei Ujica e que estreia este quinta-feira num cinema de Lisboa.
Em declarações à TSF, este produtor cinematográfico explicou que a película Autobiografia de Nicolae Ceausescu foi feita «por um grande realizador romeno» e que por isso não houve dúvida em fazer passar a obra na sala grande do Monumental.
Paulo Branco explicou que Ujica «consultou material que havia sobre o ditador e a partir daí fez uma montagem onde se realça o que é uma ditadura».
O produtor adiantou ainda que o realizador romeno considerou demonstrar também o «lado da loucura que envolve os que estão no poder e que perdem a completa noção da realidade e destroem um país».
O documentário, que passou no final de 2010 em Portugal, no âmbito do Estoril Film Festival, foi feito a partir de centenas de horas de imagens relativas ao ex-ditador romeno recolhidas nos arquivos nacionais.
Autobiografia de Nicolae Ceausescu encerra uma triologia do realizador sobre a era do comunismo na Roménia e que inclui também as películas Videograms of a Revolution, co-realizado com Harun Farocki, (1992) e Out of the Present (1995).