
Paulo Branco
Direitos Reservados
No dia em que arranca a 6ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, o produtor Paulo Branco, em entrevista à TSF, afirma que a cultura e o conhecimento são esquecidos pela classe dirigente.
«Infelizmente vivemos num país onde tudo o que devia ser definitivo é provisório. Por outro lado isso também nos dá uma energia suplementar», desabafa Paulo Branco quando questionado se depois de seis anos o Lisbon & Estoril Film Festival é um certame já consolidado.
«Há algum desprezo por parte da parte das elites e das classes dirigentes por estes setores e pelo conhecimento e daí, por vezes, a gravidade e fosso que temos em relação a outros países», critica o produtor.
Paulo Branco sublinha ainda que um dos objetivos do festival se mantém, ou seja, a sinergia entre as várias artes.
«Tudo está ligado. penso que o fascínio do Cinema, da Sétima Arte, tem a ver também com a importância que tem, o seu papel central desde que foi inventado, na criação artística mundial. A maior parte dos artistas tem uma relação direta ou indireta com o Cinema», conclui.
Como é habitual, a 6ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival conta com vários convidados, entre eles, o realizador Abel Ferrara, os atores Willem Dafoe e Paul Giamatti ou o escritor Enrique Vila-Matas.
Paulo Branco destaca ainda «uma escolha excecional de filmes», o que considera estar relacionado «com a capacidade que o próprio Cinema tem de se reinventar, desde a produção de Hollywood até à produção independente».