Um estudo do Ministério do Ambiente espanhol sobre a subida da temperatura nos últimos 30 anos revela que Portugal e Espanha são dos países mais afectados pelas alterações climáticas.
Corpo do artigo
Em três décadas – de 1975 a 2005 - a temperatura na Península Ibérica aumentou a uma velocidade três vezes superior ao resto do planeta. O estudo refere um aumento de 0,5 graus por década.
Nos últimos 30 anos, o aumento das temperaturas foi mais intenso na Primavera e no Verão. Na comparação feita com o restante hemisfério Norte, o aquecimento da Península Ibérica também é elevado, registando-se 50 por cento acima da média.
A chuva também diminuiu de forma significativa face ao que acontecia a meio do século passado, em especial na parte final do Inverno. A primeira década do século XXI regista os valores mais baixos de precipitação desde 1950. O norte de Portugal é uma das regiões que regista maior diminuição de queda chuva na Península Ibérica.
Até ao final do actual século, a temperatura na Península Ibérica vai aumentar ainda mais: as previsões mais pessimistas apontam para mais seis graus no Verão e dois a três no Inverno.
A chuva vai ser cada vez menos e, com maior incerteza, os modelos dos especialistas também prevêem mais eventos extremos como secas e episódios de chuva intensa.